OS VILÕES MAIS CRUÉIS DOS ANIMES
Os vilões são parte crucial de um anime, especialmente o gênero shounen, que é recheado de batalhas entre o bem e o mal. Eles geralmente são pessoas vis que praticam todo tipo de maldade, seja por vingança, diversão ou obsessão. O interessante é que cada um tem uma história e esta explica ou não as razões para todas as atitudes insanas que os vilões cometem. Vamos conhecer ou recordar alguns dos vilões mais famosos dos animes e saber um pouco mais sobre sua história. Nesta postagem escolhemos três dos vilões mais conhecidos. Naraku
Este é o maior vilão da série de mangá e anime Inuyasha. É um meio youkai que não tem escrúpulos e faz de tudo para alcançar seu objetivo que é se tornar um youkai completo e dominar o mundo.
Naraku não tem uma história comovente nem ao menos bonita. Em sua vida humana ele se chamava Onigumo, um criminoso que acabou tendo grande parte de seu corpo queimado durante a prática de um de seus crimes. Sem poder se mexer, ele foi cuidado por uma bondosa sacerdotisa, pela qual despertou algum sentimento e desejos perversos. Um dia ele faz um trato com youkais, deixando-os devorarem seu corpo em troca de unir sua essência com a deles. E assim nasce o meio youkai Naraku.
Com seu novo corpo e poderes Naraku vai atrás de Kikyo, não somente por seu desejo por ela, mas também por saber que ela possui a joia de quatro almas (pedra mágica que confere qualquer desejo a quem a possui).
Ao descobrir que ela está apaixonada por Inuyasha, um meio youkai, seu coração se enche de ciúme e ódio. Então ele arma um sórdido plano para separar os dois, matando a sacerdotisa, mas antes fazendo com que ela lacre Inuyasha em uma árvore, onde o mesmo se mantém selado por 50 anos. Nesse meio tempo Naraku engana, mata, tortura e amaldiçoa pessoas e youkais a seu bel prazer, tudo para se tornar mais poderoso e adquirir a joia de quatro almas.
Por isso ele acaba adquirindo vários inimigos, até mesmo entre seus aliados, a quem maltrata e manipula. Isso acaba sendo a maldição de Naraku e ao final ele é derrotado, desaparecendo juntamente com a poderosa pedra que tanto desejava. Madara
É um dos maiores vilões da série de mangá e anime Naruto. É um ninja poderoso que não aceita a realidade em que vive e por isso deseja mudar tudo a seu bel prazer nem que tenha que manipular e matar pessoas para isso.
Madara tem uma história triste, trágica e obsessiva, sendo que quando criança sofre com a interminável guerra que havia entre seu clã, os Uchihas e seus inimigos, os Senjus, a qual causou a morte de grande parte de seus irmãos. Nesse meio tempo ele conhece um garoto do clã inimigo, Hashirama, sem saber a identidade de um e de outro, os dois desenvolvem uma bonita amizade, que ultrapassa as vontades dos clãs e juntos idealizam o sonho de criar uma vila onde todos pudessem conviver pacificamente.
Quando descobrem que pertencem a clãs inimigos, os dois tentam convencer seus pais a pararem de lutar, mas seu esforço é em vão. Então com o passar dos anos eles continuam a travar diversas batalhas entre si, até que os Uchihas são derrotados e Hashirama convence Madara a se unir a ele e finalmente realizar o sonho que idealizaram quando crianças.
Apesar de estar amargurado com a morte de seu irmão caçula Izuna a quem jurou proteger, pela demonstração de amizade de Hashirama que se negou a matá-lo, aceita sua oferta. No entanto a sombra de seu irmão que morreu pelas mãos de Tobirama, irmão de Hashirama, e que não desejava a paz entre Uchihas e Senjus o persegue.
Hashirama e Madara também tinham uma ideia diferente de paz, enquanto que o primeiro queria estabelecer a aliança entre as vilas, o segundo queria alcançar a paz dominando-as. Isso somado à sua constante desconfiança com os Senjus, especialmente quando Hashirama foi escolhido como hokage, fizeram com que Madara se afastasse e fosse dominado pela maldição do ódio Uchiha.
Desde então ele passa a destravar batalhas constantes com Hashirama, acabando derrotado e quase morto. Dado como morto, Madara reescreve sua morte e se esconde para trabalhar em seus planos para acabar com o conflito mundial. Seu plano culmina na manipulação e morte de muitas pessoas, rumando para seu objetivo final que era controlar o mundo através de uma técnica chamada Tsukyomi Infinito que prende as pessoas em um mundo de sonhos.
No entanto ao final Madara descobre que o verdadeiro manipulado era ele mesmo e acaba morrendo, lamentando seu erro e despedindo-se de seu eterno amigo/rival Hashirama. Saga de Gêmeos
Foi o primeiro grande vilão da série de mangá e anime Saint Seiya(Cavaleiros do Zodíaco). Saga é um cavaleiro de ouro da constelação de Gêmeos, cujo principal objetivo é proteger a Terra contra o ataque dos deuses, controlando a tudo e sendo reverenciado por todos.
Uma característica diferencial em Saga é que ele possui dupla personalidade, uma boa e outra má. Seu lado mau é incitado por seu irmão gêmeo Kanon que deseja corrompê-lo. Assim Saga o prende numa prisão chamada Cabo Sunion e parte em busca de seu objetivo egoísta e manipulador. Ele toma o lugar do Mestre do Santuário, assassinando-o, e tenta matar Atena, a deusa enviada à Terra a cada 100 anos, para protegê-la, pois segundo ele atrapalharia seus planos.
No entanto ele é impedido por Aiolos, cavaleiro de sagitário que salva Atena e a entrega a Mitsumasa Kido, que se torna seu avô adotivo e envia garotos órfãos ao redor do mundo para que se tornem cavaleiros de bronze e protejam a deusa. Durante seu entrave com Aiolos, a máscara de Saga cai e ele descobre sua identidade, assim Saga o declara um traidor, alertando a todos do Santuário. Aiolos acaba morrendo devido a seus ferimentos por ter lutado contra o cavaleiro Shura de Capricórnio. Durante sua era de dominação sempre que se vê contrariado ou algum cavaleiro se nega a cumprir suas ordens, Saga o manda matar ou usa o golpe Satã Imperial, que controla a pessoa, tornando sua personalidade má.
Seu principal objetivo é matar Atena, por isso se empenha em destruir os cavaleiros de bronze que se põem em seu caminho. Assim ele envia vários cavaleiros, que são enganados por ele, para matarem os cavaleiros de bronze. No entanto seu plano fracassa e Atena e seus cavaleiros se dirigem ao Santuário, pois acreditam que o cavaleiro de gêmeos é o responsável pelos acontecimentos. Saga consegue atingir o coração de Atena com uma flecha dourada disparada através de um cavaleiro de prata comandado por ele, Tremy de Sagita. Assim os cavaleiros de bronze correm contra o tempo tendo de atravessar as doze casas com o objetivo de pedir ao Mestre do Santuário para salvar Atena. Durante a batalha das doze casas, Saga tenta atrapalhar os cavaleiros e mesmo matá-los, mas sempre se vê confrontado por sua parte boa que acaba mudando suas ações. No entanto sua parte má não o deixa em paz, e ele passa por uma intensa batalha psicológica.
Mas no final graças a Atena e seus cavaleiros o espírito diabólico que habitava em Saga deixa seu corpo, fazendo com que o lado mau da constelação de Gêmeos que o habitava, se extinga. Então arrependido de tudo o que fez Saga tira a própria vida, redimindo-se de todos os crimes que cometeu, culpando-se por não ter controlado sua face maligna. Após sua morte no anime e filmes, vez ou outra, Saga aparece como uma lembrança ou em espírito, na maioria das vezes para animar Seiya a continuar lutando para salvar Atena.
Ele também tem uma participação importante na Saga de Hades, ao retornar dos mortos pelo deus Hades e sendo mandado para matar Atena e entregar-lhe sua cabeça, mas seu desejo é avisá-la que utilizando sua armadura poderia derrotar Hades. Ao final acaba sacrificando-se juntamente com os outros cavaleiros de ouro para derrubar o Muro das Lamentações e dar acesso à vitória de Atenas sobre Hades. Opinião O interessante é que esses vilões mostram três estereótipos psicológicos diferentes que geralmente vemos em criminosos no mundo real.
O primeiro (Naraku) nunca fez bem algum e nem se arrependeu de seus atos, como um psicopata que faz apenas o que é bom para si sem se importar em fazer mal aos outros.
Os psicopatas não tem consciência do bem e do mal, tendo um transtorno psicológico que pode ocorrer devido a um trauma na infância ou até mesmo ser algo espiritual. E há até mesmo casos que a pessoa não passa por traumas nem tem um problema aparente e mesmo assim se torna um psicopata. É algo que a ciência ainda não consegue explicar com exatidão. Mas dizem que as pessoas podem nascer com certa tendência a se tornarem psicopatas.
No caso de Naraku fica difícil saber, já que sua infância jamais foi mostrada no mangá ou anime, nem os motivos para ele ter se tornado um criminoso.
O segundo (Madara) passou por um trauma psicológico muito grande, a guerra, que levou toda sua família, isso se unindo à maldição dos Uchihas o enlouqueceu.
Vemos relatos de pessoas que participaram de guerras e que nunca voltam a ser as mesmas e algumas nem podem mais conviver com seus familiares.
Os soldados são treinados para se tornarem verdadeiras máquinas de matar, sem se importarem com a vida humana, apenas vendo o exército inimigo como uma ameaça ou empecilho. No entanto eles não são treinados para continuar vivendo após a guerra, podendo sofrer de estresse pós-traumático, que os leva a paranoia, vícios e suicídio.
Após retornar da guerra o indivíduo passa a reviver tudo o que aconteceu. Isso é um processo normal do cérebro para superarmos o trauma e seguirmos em frente, causando isolamento e ansiedade. Se a pessoa não se trata acaba organizando sua vida em torno do trauma, e assim sua vida social começa a se deteriorar.
Geralmente esses antigos líderes extremistas como Hitler, participaram de guerras e já possuíam sua mente e ideias mais ou menos formadas. Então imagino que a guerra seja só o desencadear de suas piores tendências. E foi isso que aconteceu com Madara, vendo tantas mortes e destruição e especialmente o maior trauma de sua vida, ver a morte de seu irmão, ele não conseguiu superar tudo o que aconteceu.
Madara ficou obcecado com a ideia de promover a paz e quis encontrar seu modo de resolver as coisas, mas sem pensar nas consequências que isso traria para as pessoas à sua volta. É o mesmo que Sasuke está fazendo.
Já o terceiro (Saga de Gêmeos) apresenta outro problema psicológico, transtorno dissociativo de identidade, mais conhecido como dupla personalidade.
Essa condição faz com que uma pessoa demonstre características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, sendo que cada uma tem sua forma de agir e pensar.
Segundo estudiosos supõem se que ao menos duas possam tomar o controle do comportamento do indivíduo, e sempre que uma se manifesta a outra não consegue se lembrar de suas ações, havendo perda de memória associada. Diz-se que a dissociação, separação de personalidades, pode ocorrer devido a um trauma, estresse emocional extremo, associado à desregulagem emocional. Dessa forma a pessoa tende a se defender de alguma situação traumática dissociando personalidades, para que a outra resolva o problema que a primeira não conseguiu. Geralmente pessoas que foram abusadas na infância, e que não foram ensinadas a enfrentar situações limite tem maior tendência a desenvolver esse transtorno. Mas também há casos em que as causas são difíceis de descobrir. Embora a infância de Saga não tenha sido mostrada, sabemos que a relação entre ele e seu irmão Kanon era bem conturbada. Kanon tinha uma só personalidade má, mas ele muda quando é purificado por Atena. Talvez os dois tenham passado por alguma experiência traumática em sua infância, como já foi mostrado no passado de tantos cavaleiros, mas nada foi explicado. Suponho que enquanto Kanon tornou-se uma pessoa amarga e sem escrúpulos, Saga desenvolveu seu lado ruim para se defender de alguma situação que seu outro lado não conseguia enfrentar. O interessante é que Saga apresenta vários sintomas desse transtorno, entre eles dores de cabeça, ansiedade, depressão, preocupações e até mesmo tendência ao suicídio e foi ele exatamente como ele morreu no final da Batalha das Doze Casas.
É incrível como os criadores desses mangás pensaram no esterótipo psicológico de seus personagens com tanta exatidão. E então o que acharam? Gostaram de saber a história desses personagens controversos?
Qual sua opinião sobre eles?
Fiquem à vontade para comentar^^ Caso gostem, futuramente postaremos sobre outros vilões cruéis dos animes.
VIA: http://animesworldfantasy.blogspot.com.br/2014/10/os-viloes-mais-crueis-dos-animes.html