INUYASHA: O SHONEN MAIS FEMININO QUE EU JÁ VI!
Um anime que marcou a minha infância e à de muitas pessoas. Apesar de ter sido vítima da retalhação da Globo, que exibiu apenas 10 episódios em ordem aleatória, os episódios eram editados para durar menos de 20 minutos, para dar espaço aos comerciais que duravam 1 a 2 minutos naquela época (Entre 2005 a 2006 não tinha certeza). O Cartoon Network exibiu por 7 anos (2002 a 2007 e de forma esporádica entre 22 e 2 da manhã 2008 a 2009.) Em blocos como Toonami e Votatoon que exibiram os 163 episódios dublados de um total de 167. Sendo que a última temporada teve poucos reprises.
Inuyasha completa 15 anos no dia 16 de Outubro no Japão e 13 anos da sua primeira exibição no Brasil, o mangá encerrado em 2008 completará sua ‘maioridade’ também conhecido como 18 anos em 13 de Novembro. O mangá passou um problema sério no Brasil, pois foi uma vítima dos lançamentos de meio tanko que resultou em um total de 112 volumes. Não saiu absurdamente caro para quem comprava no lançamento(um gasto médio de 300 reais para ter tudo),mas quem deixou paracomprar posteriormente acabou gastando bem que o dobro. O mangá foi lançado no Brasil entre inicio dos anos 2002 até meados de 2009, mesmo período que o anime foi exibido no Cartoon Network. (Coincidência? Acho que não). Hoje, mesmo que lançassem em tanko (lançado em formatos livros, mensalmente, com capas bonitas, muitos semelhantes a versão europeia) inteiro o gasto médio para comprar uma coleção de 56 volumes seria em torno de R$800 no total.
Bom, deixando os dados técnicos extras de lado o anime e mangá apresentam por incrível que pareça o gênero Shonen. Porque a surpresa é pelo fato de a personagem-eixo (também conhecido como personagem que faz história andar e se dinamizar) é Kagome Higurashi personagem feminina que é muito raro em animes Shonen. O personagem principal é o meio-yokai que puxou mais para o lado materno, devido a ter mais emoções humanas e que carrega o nome do anime/mangá que teve 167 episódios que é um formato raro para atualidade. Seu grupo de personagens principais são Miroku(Miroki no Brasil.), Sango,Inuyasha,Kagome,Shippo,Kirara com alguns personagens que se juntaram posteriormente Kaede,Kouga. Houve também outros núcleos como núcleo dos anti-heróis Sesshoumaru (Irmão de Inuyasha que puxou mais o pai.),Rin,Jaken. Kikyou anti-heróina solitária e Naraki ou Naraku no mangá e seus comparsas. A história se passa uma parte na atualidade,mas toda vez que Kagome entra no poço que se encontra em seu templo ela vai para a era feudal do Japão aproximadamente final do século XVII a inicío do XIX.
Com aproximadamente uns 8 a 10 arcos o anime apresenta uma dinâmica bem variada onde Kagome e Inuyasha buscam as dezenas de fragmentos da joia de 4 almas que foi quebrada pela própria Kagome de forma acidental. Quem os os reunir poderá realizar 1 desejo (Hum, isso me lembra um pouco Dragon Ball.). Este desejo só será revelado no final do Kanketsu-hen, mas o diferencial que os fragmentos poderiam ‘grudar’ no corpo de um yokai, meio yokai ou humanos que os deixava mais malvados e poderosos, fazendo com que eles tivessem que derrotá-los para pegar os fragmentos. O que parecia ser algo fraco e repetitivo devido a quantidade alta de fragmentos o anime ganha mais qualidade, diversão e dinamicidade após a primeira aparição de Naraki que é o vilão principal do anime.
Longe de ser um ser maquiavélico e sanguinário. Naraki revela-se como um vilão sentimental, múltiplas personalidades, sagaz, forte e também meio-yokai com diferencial de poder escolher qual fase da lua perde os poderes contrário do rival Inuyasha e similar a Sesshoumaru. No decorrer do anime acaba formando 2 triângulos amorosos entre ele,Inuyasha e Kikyou,mais posteriormente após a morte de Kikyou teve triângulo amoroso entre ele,Inuyasha e Kagome. O meu arco favorito é o do Exército dos Sete , formado por sete yokais que receberam cada um,um fragmento da jóia de quarto almas que os tornou muito fortes e cada membro do exército tinha personalidades fortes e se aliaram a Naraki que tornaram a tarefa de derrotá-los bem difícil, gerando batalhas bem difíceis e interessantes.
O anime tradicional de 167 episódios recomendável de se assistir,mas têm 23% de fillers que não é uma porcentagem alta e não são sequências longas e sim episódios espalhados por todo anime em pares, trios ou únicos. O segundo anime Inuyasha Kanketsu-hen (traduzido por alguns como Inuyasha: O Ato Final) composto por 26 episódios todos canônicos que passou apenas no Japão de 2009 a 2010 encerrou a história do anime/mangá (contando o que aconteceu do 36º ao 56º volume) que o de 167 episódios não conseguiu e fechou diversas pontas soltas do roteiro, além de acrescentar novos elementos que ao ver do autor da coluna foram bem interessantes como por exemplo: uma nova espada para Sesshoumaru, gerada do braços que ele perde no decorrer da história,I nuyasha ganha o direito de usar a Tenseiga e Shippo fica um pouco mais forte e chega até ser foco central em alguns episódios e a história também da um pouco mais de importância a Miroki e Sango, pois no outro anime o foco é maior para o romance entre Inuyasha e Kagome.
Inuyasha é um ótimo anime e um clássicos que marcou nossas infâncias, vale a pena conferir as duas versões para poder compreender a história em sua plenitude e suas mensagens, sendo a principal o amor em diferentes raças, entre yokais e humanos e vice-versa. Fique longe dos filmes e ovas que são fillers muito fracos e pouco atraentes em questão de histórias.